quarta-feira, 23 de maio de 2018

Iniciemos os trabalhos...Chile! Santiago rumo ao Atacama!

Chegou a hora de mais uma série deliciosa (e nostálgica, já e sempre) de postagens!

Acabamos de voltar do Chile, e focamos nossa viagem no Atacama. Sempre via as imagens de lá, sonhava em ir...nada muito concreto. (Até porque tenho váaaarios destinos na minha "pasta de favoritos" mental kkkk).

Bom comentar, o Chile é um país com várias opções de destinos: Valle Nevado, Lagos, Patagônia, Vulcões, Atacama...etc. Enfim, o ideal é focar em alguns passeios que interessam mais.

Eis que apareceu uma oportunidade e começamos a planejar nossa viagem ao Atacama.

O roteiro para o Atacama foi feito assim: teríamos 08 dias inteiros, contando com vôos. Ficamos 1 dia e meio em Santiago (tenho um mini-roteiro para postar, caso alguém vá passar pouquinho tempo na cidade) e o restante no Atacama (foram 5 lá, e 1 para deslocamento).

Então, comecemos com nossas dicas de ROTEIRO DE 01 DIA E MEIO EM SANTIAGO e impressões da cidade.

Ficamos hospedados 02 noites no Heidelberg Haus Apart Hotel Providencia, Santiago. (link para o Booking). Ótima opção de preço nesta localização (onde os preços são mais altos), quarto amplo, com salinha e cozinha. Café "basicão", deu pro gasto. Caso fiquem mais, dá até pra cozinhar algo simples. Nosso foco era o Atacama, então a estadia foi nos atendeu bem! Atendimento bom na recepção, perguntando se queríamos taxi, etc. Enfim, vale a dica!

Este bairro é o que as pessoas mais indicam para turistas, e deu para entender porquê. Cheio de restaurantes, lojas e próximo ao Shopping Costanera (aquele prédio aaaaaalto que a gente sempre vê nas fotos de Santiago).

Andamos bastante a pé, e o bairro é extremamente limpo, lindo e bem residencial (nos arredores do hotel). Deixou ótima primeira impressão do Chile.

Dicas para 01 dia e meio em Santiago:

- 9h - Caminhando por Providência, fomos até o Parque de las Esculturas.

O outono no Chile é lindo! Temperatura em torno de 13 graus de manhã.

Lá atrás, o Shopping Costanera

Parque de las Esculturas - um parque gratuito, com várias obras de arte espalhadas, e também uma galeria com exposições (gratuito)

É fantástico quando uma cidade tem arte assim, espalhada em espaços públicos.

- 10h - Caminhando pelo parque, fomos em direção ao Parque Metropolitano, para pegar o teleférico rumo ao topo do Cerro San Cristobal. Andamos uns 10, 15 minutos. Valores em Peso Chileno:

Muito linda a vista da cidade, ao fundo as Cordilheiras. Neste dia, estava com bastante névoa.

11h30 - Após apreciarmos a vista lá do topo, descemos o Cerro pelo Funicular, com direção ao centro da cidade.

A poucos passos da saída do funicular, chegamos andando (confesso que por acidente, apesar de já ter lido sobre) ao Patio Bella Vista. Um centro com bares, restaurantes e lojas. Tudo super transado, com muitas opções. Vale a pena passar lá!

Patio Bella Vista - um centro comercial a céu aberto, mais restaurantes que lojas

Restaurante La Casa en el Aire, comida chilena deliciosa!
 - 13h30 - Caminhamos em direção ao Mercado Central (centro), passando por monumentos e prédios históricos. Cerca de 20 a 25 minutos de caminhada.

No meio do mercado, há opções de restaurantes, a maioria oferecendo frutos do mar, e a famosa "Centolla".

- 16h30 - Pegamos o metrô, em direção à Providencia (estação Los Leones). Não quisemos esperar a hora do Rush no centro de Santiago.

Passamos no hotel, relaxamos um pouco e buscamos algum lugar legal para jantar. Chegamos até esta indicação:

- 19h30 - Restaurante Baco. Uma excelente opção em Providência!

Várias opções de vinhos brancos, tintos e espumantes em taça ou garrafa. Ótima adega.

O salmão no Chile é realmente diferente. Tenro, suculento e com sabor incrível.

Marido pediu um risoto de frutos do Mar.disse que foi a melhor comida da viagem,
 - No dia seguinte, tínhamos a manhã livre, até a hora de embarcar para Calama (rumo ao Atacama). Então fomos bater perna no Shopping Costanera.

Que Shopping! Marcas ótimas, nem deu para ver nem 1/4 do Shopping. Mas....o foco era outro!!

Há uma loja fantástica, chamada Paris. É tipo uma loja de Departamentos, com Starbucks dentro, e produtos lindos!

Por volta de 12h30 deixamos o hotel para o aeroporto. O vôo para Calama, pela Sky, sairia às 15h. Na próxima postagem explico sobre estes vôos, e a pegadinha que há em voar ao Atacama.

* Dica top!!! Lá no Shopping Costanera tem um ótimo supermercado (Jumbo), e nele compramos vinhos e presentinhos (chocolates, etc), peguei até uma caixa de papelão lá. Muito melhor que comprar em Free Shop né?. Como iríamos embarcar para o Atacama, deixamos no Guarda Volumes do aeroporto de Santiago, já que na volta estaríamos lá para pegar o vôo para o Brasil. O valor do Guarda-Volumes foi de US$ 5,00 por dia. Deixamos uma caixa lá, com as compras ;)  . Na volta passamos lá, pegamos e despachamos para o Brasil. Super confiável!